Como os sistemas de atendimento podem ajudar sua empresa?

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A qualidade do atendimento prestado é um aspecto essencial para conquistar e fidelizar os clientes, além de ser um diferencial para promover o crescimento da empresa e melhorar a imagem da marca perante o mercado. Isso faz com que o negócio se destaque diante da concorrência.

Nesse sentido, os sistemas de atendimento ao cliente são uma ótima estratégia para trazer eficiência e modernização e impactar de maneira positiva a experiência do consumidor. Trata-se de uma ferramenta que possibilita um suporte rápido e em tempo real, respostas automáticas, a organização de processos e mobilidade e praticidade, garantindo a definição de melhores estratégias.

Neste post, você vai conhecer a importância de investir em sistemas de atendimento para melhorar os resultados da sua empresa. Continue a leitura e saiba como!

Os sistemas de atendimento ao cliente

Os sistemas de atendimento são ferramentas que agilizam a rotina da equipe de suporte ao cliente. Trata-se de um software implementado pelas empresas para atuar dentro da área de atendimento ao consumidor oferecendo assistência ao público.

Essa ferramenta automatizada ajuda os gestores a terem um controle maior sobre as demandas, ou seja, os requerimentos e processos dos clientes. Assim, fica mais fácil organizá-las entre os problemas que foram resolvidos e aqueles que ainda estão pendentes de solução.

Um exemplo nesse sentido são os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) que têm o potencial de integrar os dados da empresa e se tornar um grande diferencial para o empreendimento. Afinal, estamos nos referindo a um mercado cada vez mais moderno e exigente. Nesse sentido, investir em softwares de gestão se tornou excelente para as empresas que têm o anseio de otimizar as operações e oferecer uma experiência de qualidade e acima da média para os seus clientes.

Os principais benefícios dessa ferramenta

Um sistema de atendimento ao cliente traz várias vantagens para as empresas, proporcionando agilidade e modernidade, melhorando a comunicação e possibilitando a sistematização dos processos. Nesse sentido, essa ferramenta tem o potencial de realçar a imagem que o consumidor tem da empresa. Confira, a seguir, os principais benefícios dessa tecnologia.

Padronização dos processos internos

A padronização é uma metodologia que faz o uso adequado dos recursos disponíveis, otimiza o trabalho e torna os processos mais ágeis e eficientes. Assim, o sistema garante que todo o atendimento ocorrerá da forma planejada e conforme os padrões preestabelecidos.

Como consequência, haverá a operacionalização de todo o processo. Assim, os funcionários poderão encontrar os dados e as informações com mais facilidade, oferecendo um atendimento com mais qualidade, alcançando uma melhoria na produtividade.

Categorização de assuntos

Geralmente, as solicitações que são recebidas pela equipe que atua no atendimento aos clientes costumam fazer parte de categorias diversas. Os consumidores podem entrar em contato com o suporte para obter assistência relacionada a diversos assuntos, fazendo sugestões, relatando um defeito ou o mau funcionamento do produto, registrando reclamações, pedindo informações etc.

Nesse sentido, um sistema automatizado consegue identificar com facilidade a categoria do atendimento, otimizando o trabalho dos colaboradores que performam nesse setor, bem como oferecendo um suporte mais ágil para os clientes.

Maior conhecimento sobre os clientes

As ferramentas de atendimento ao cliente permitem que as empresas conheçam melhor as características e o perfil do seu público. Isso porque as informações ficam cadastradas no sistema e podem ser acessadas sempre que o consumidor entra em contato com o suporte. Além disso, as interações anteriores também ficam registradas.

Assim, é possível conhecer as necessidades e as dores do público e, então, traçar o perfil do consumidor com mais facilidade. Os elementos referentes à personalidade do cliente vão servir para que o gestor tenha uma noção maior sobre as preferências e os anseios desses indivíduos.

A partir daí, ficará mais fácil melhorar a experiência do cliente por meio da criação de uma abordagem mais direcionada para a assistência desse público. Além disso, possibilitará a elaboração de estratégias de marketing mais específicas.

Facilitação na implementação de um atendimento omnichannel

Os canais omnichannel permitem uma integração entre diversos pontos. Isso significa que o cliente pode começar a ser atendido em um canal e continuar o suporte em outro ambiente, sem que ocorram falhas na comunicação e a perda de informações.

Assim, o cliente contata o site da empresa e é atendido por um chatbot em um primeiro momento. Após, o funcionário da empresa poderá contatá-lo por chamada pelo telefone ou celular, por exemplo — reiniciando o atendimento a partir da etapa exata em que a assistência foi pausada.

Tudo isso é possível por meio do compartilhamento de informações proporcionado pelo sistema omnichannel, que permite a integração dos diversos canais entre si. Como consequência, o cliente passa por uma experiência de suporte muito mais moderna, ágil e eficaz.

Priorização de tarefas

A priorização das tarefas otimiza o tempo da equipe, reduzindo o esforço. Afinal, desse modo, será possível identificar as prioridades do atendimento, organizar as atividades diárias com mais facilidade e dar maior atenção às demandas que precisam ser cumpridas com maior urgência. Assim, é viável dividir as tarefas entre os colaboradores de modo mais ponderado, trazendo mais produtividade e evitando a perda de prazos.

O objetivo é garantir a resolução das demandas com mais agilidade e também melhorar o suporte aos usuários. Nesse sentido, o cliente terá uma boa experiência e haverá maiores chances de conquista e fidelização desse público.

Redução dos custos

Um software moderno de atendimento ao cliente agiliza as tarefas e reduz os custos, uma vez que os processos operacionais referentes ao suporte ao consumidor são concluídos com mais rapidez. O investimento realizado para adquirir a ferramenta é compensado em pouco tempo em virtude da economia gerada. Além disso, essa ferramenta inteligente tem o potencial de proporcionar uma boa lucratividade em médio e longo prazos.

As funcionalidades do sistema Zendesk

Adquirir um bom sistema de atendimento ao cliente é a melhor forma de otimizar as operações e solucionar as demandas com mais agilidade. Diante desse cenário, a TECNA Sistemas apresenta a ferramenta Zendesk. Trata-se de um software com alicerce na implantação, na parametrização e no treinamento.

Zendesk Support

O Zendesk Support é um sistema que monitora e agiliza a resolução dos tickets de suporte ao cliente. Ele é flexível e permite ser configurado de modo a se ajustar às preferências da equipe e atender às necessidades do negócio.

Zendesk Guide

O Zendesk Guide é um sistema que contém toda uma base de conhecimento sobre os problemas de clientes e sobre as melhores formas de solucionar essas questões. É uma maneira de auxiliar as equipes e funciona como uma espécie de central de ajuda.

Com o guia, você pode criar rapidamente uma personalizável, uma comunidade online e um portal do cliente para que os consumidores obtenham um melhor autoatendimento e os agentes tenham uma eficiência aprimorada e uma resolução mais rápida. E como é a única base de conhecimento nativa do Zendesk, ela se integra perfeitamente ao Suporte do Zendesk.

Zendesk Chat

Essa funcionalidade consiste em um bate-papo e em mensagens que criam uma conexão pessoal com os clientes que procuram suporte. É uma maneira rápida e eficaz de oferecer ajuda, sem interromper a experiência deles.

Zendesk Talk

Uma conversa telefônica é uma maneira poderosa de resolver um problema, mesmo na era do e-mail e das mídias sociais. Quando os clientes recebem ajuda por telefone, os agentes podem resolver problemas complexos mais rapidamente e fornecer um suporte personalizado. Faça com que essas conversas ocorram de maneira fácil e eficiente com o Zendesk Talk.

Como você percebeu, a implantação de sistemas de atendimento ao cliente por meio de uma ferramenta inteligente promete melhorar a experiência dos consumidores e agilizar o suporte, trazendo mais organização para a equipe.

Ficou interessado em otimizar o atendimento e melhorar os resultados da sua empresa? Então, conheça o sistema Zendesk da TECNA Sistemas! Venha fazer um teste gratuito do produto e descubra as vantagens dessa ferramenta!

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