Script de atendimento: veja como desenvolver de maneira eficiente

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Um script de atendimento é basicamente um roteiro que os vendedores devem seguir na hora de abordar os clientes em potencial. Esse percurso discursivo é muito útil para orientar o profissional e impedir que ele fique sem argumentos diante de seu interlocutor ou perca tempo na hora de oferecer produtos e serviços.

Isso vai evitar os mal-entendidos, amenizar ocasionais falhas no atendimento e deixar seu discurso muito mais homogêneo. Contudo, para criar um bom roteiro, você precisa de estratégias eficientes e mais conhecimento de causa.

Por isso, neste post, listamos algumas dicas interessantes que podem ajudar você a melhorar a sua abordagem. É só continuar a leitura para descobrir como acertar em seu script de atendimento!

O que é exatamente um script de atendimento?

Sabemos que cada cliente é diferente e que um atendimento personalizado pode mudar a relação com quem compra com você. Contudo, nos primeiros contatos é importante que sua equipe de vendas ofereça uma boa abordagem e mencione os tópicos certeiros, a fim de despertar o interesse daqueles clientes em potencial.

Afinal, muita gente fica sem saber o que falar quando está em contato direto com o consumidor e pode acabar colocando tudo a perder apenas por não saber como fazer esse contato corretamente.

Por outro lado, quando você tem um bom script, ainda que o vendedor fuja um pouco do roteiro, dependendo da necessidade do cliente, as chances de erro são muito menores. Assim, o seu atendimento fica bem mais eficiente, já que você já sabe que aquele modelo costuma dar certo!

Como acertar um modelo de script para a sua empresa?

A criação de um bom script de atendimento depende de muitas variáveis, como conhecer o perfil dos clientes, criar um bom formato, caprichar na apresentação, problematizar a questão e oferecer soluções de verdade. Entenda, a seguir, os principais aspectos de um bom script.

Avalie o perfil do seu cliente

Você precisa saber quem é seu cliente e quais são as suas necessidades. O consumidor que você vai prospectar deve saber que você fez o dever de casa e sabe do que ele precisa! Portanto, decomponha os perfis em categorias e monte abordagens específicas para cada uma delas. Considere o tamanho da empresa, o ramo e os aspectos das suas atividades. Isso vai ajudar bastante na hora de montar seu script.

Faça uma boa apresentação

Uma apresentação eficiente vai conduzir o vendedor com facilidade por todos os pontos a serem abordados. Ela deve ser clara, objetiva, completa e conter dados que sejam difíceis de lembrar de cabeça, como números e estatísticas. Assim, ela vai servir como uma “cola” para que o profissional defenda seus produtos, sem perder nenhuma informação determinante.

Ofereça soluções para eventuais problemas

Se você tem experiência no ramo, já sabe quais são os principais obstáculos apresentados pelos clientes em potencial. Assim, as respostas para esses questionamentos precisam estar na ponta da língua da sua equipe de vendas!

Portanto, no seu script de atendimento, você deve trabalhar todos os pontos de objeção apresentados e as possíveis formas de contornar esses problemas com o uso dos seus produtos. Isso vai evitar que seus vendedores fiquem sem resposta ou prometam coisas que não podem cumprir.

Existem muitas ferramentas que podem ajudar na criação de um script de atendimento. Afinal, o roteiro não pode ser longo demais, confuso ou trazer promessas que você não tem condições de cumprir. Uma empresa especializada ajuda você a criar um modelo funcional e muito eficiente e, em pouco tempo, você perceberá os resultados.

Já sabe por onde começar a montar o seu script? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre o quanto a sua empresa se preocupa com o atendimento ao clientes!

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