Um CRM de vendas pode mesmo ajudar sua equipe? Descubra agora!

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Criar e manter um bom relacionamento com os clientes deve ser uma das prioridades da equipe de vendas de qualquer empresa. Afinal, prezar por construir um bom vínculo com o consumidor é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Nesse sentido, o ideal é investir em um CRM de vendas para gerenciar as interações que são criadas e desenvolvidas com os clientes. Diante desse cenário, a tecnologia surgiu como uma excelente ferramenta para otimizar as operações de gestão e trazer um diferencial competitivo no mercado. Trata-se de uma estratégia para melhorar as vendas, ter mais resultados e aumentar a rentabilidade.

Ficou interessado em otimizar as operações do seu empreendimento? Neste artigo, você vai conhecer as vantagens da utilização de um CRM de vendas na empresa e como isso afeta os resultados do negócio. Continue a leitura e saiba todos os detalhes!

O que é um CRM de vendas?

O CRM é uma expressão para a sigla Customer Relationship Management, que traduzida significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um procedimento que envolve a gestão de um bom vínculo com os clientes e pressupõe o acompanhamento desse público durante todo o processo de vendas, incluindo-se aí as tarefas de marketing, atendimento e demais pontos de contato.

Todo esse processo é realizado por um software de CRM de vendas, que tem a função de efetuar a gestão de todos os clientes da empresa. Essa ferramenta corporativa é focada no cliente. O principal intuito é antever as necessidades do consumidor e otimizar o atendimento, buscando a fidelização do cliente.

Assim, fica mais fácil saber quais são os desejos e necessidades desse público — antecipando-os. Como consequência, haverá um número maior de vendas e a viabilização da captação de mais clientes.

Como funciona o CRM de vendas?

Esse sistema automatizado usa os dados de clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas, tudo em um único ambiente. Desse modo, todas as informações ficam organizadas em um espaço único, o que facilita o acesso e simplifica o compartilhamento com a equipe responsável pelo setor de vendas e marketing.

Mediante o uso de uma ferramenta de CRM, as empresas têm a possibilidade de coletar e armazenar uma grande quantidade de informações sobre os seus clientes e o público-alvo. Ou seja, a partir desses dados, se torna mais fácil conhecer o perfil desses indivíduos e saber o que eles precisam, atendendo-os da melhor forma possível. A ferramenta de CRM costuma armazenar informações, como:

  • atividades diárias;
  • dados pessoais (nome, endereço, telefone);
  • páginas do site que foram visitadas;
  • vezes que eles entraram em contato com a empresa;
  • histórico e preferência de compra;
  • interações que aconteceram por telefone ou e-mail.

Assim, o CRM de vendas organiza todas as informações referentes aos clientes atuais e potenciais e contribui para a conclusão da negociação, ou seja, a venda.

O CRM é uma ótima ferramenta para colocar em prática as estratégias específicas do funil de vendas das empresas. Isso porque esse sistema proporciona um controle e monitoramento mais precisos e personalizados dos contatos, por meio da gestão efetiva em todas as três etapas que compõem o funil — se trata do processo que todo consumidor tem que passar, começando pelo primeiro contato com a marca e o produto até a compra da mercadoria.

Quais são os benefícios de um CRM de vendas?

A plataforma de CRM para as empresas é uma ótima ferramenta para melhorar os resultados do seu negócio. Confira, a seguir, as vantagens que esse sistema pode oferecer para o seu empreendimento!

Melhora a integração das equipes

A comunicação entre as equipes é uma característica essencial para efetivar a integração das vendas e otimizar as operações. Assim, quanto maior o diálogo entre os colaboradores, melhor será a satisfação dos clientes e maiores serão os resultados e a lucratividade.

O CRM tem o potencial de melhorar a comunicação entre as equipes, especialmente o departamento de vendas e de marketing, pois viabiliza o compartilhamento de informações entre todos.

Assim, caso um colaborador entre em contato com outro setor da área de suporte, esse membro vai ter acesso às mesmas informações por meio do CRM e assim, obter todos os dados necessários. Desse modo, o trabalho é feito de modo mais eficiente e há mais chances de satisfazer o cliente.

Reduz os problemas de comunicação

O sistema viabiliza o compartilhamento de informações entre todos os departamentos da empresa. Isso significa que todos os membros das equipes podem ter acesso ao sistema contendo os dados referentes às vendas.

Por isso não há riscos de ocorrência de ruídos de comunicação entre os colaboradores, uma vez que não há a necessidade de um membro de um departamento passar a informação para outro setor. Basta acessar o sistema e consultar os dados disponíveis sobre o tema.

Melhora o relacionamento com os clientes atuais

Prestar um bom atendimento para o cliente é um requisito essencial que potencializa a conquista e a fidelização desse público. Nesse contexto, o uso de um CRM de vendas otimiza as operações pois possibilita a organização e integração de informações, além de viabilizar a manutenção e comercialização dos produtos de modo sistematizado.

Assim, é possível prestar um atendimento mais eficaz para os clientes, tirando dúvidas, dando sugestões e oferecendo as melhores soluções, sempre levando em consideração as necessidades e os anseios do público-alvo. De fato, prestar um suporte de qualidade e ofertar aquilo que o cliente deseja é a melhor maneira de cativar essa pessoa. Como consequência, a empresa consegue obter melhores resultados.

Otimiza a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas.

Estimular a visibilidade nas vendas é essencial para obter bons resultados e garantir boas oportunidades de negociação. A gestão de Pipeline consiste em uma metodologia muito importante para identificar e aproveitar as melhores chances para conquistar boas vendas e aumentar a taxa de conversão, ou seja, agilizar o funil de vendas e fazer com que o cliente passe pelas etapas mais rapidamente.

Além disso, se torna possível conhecer e mensurar a performance individual dos colaboradores, bem como de toda a equipe mediante o mapeamento das etapas que fazem parte do processo de vendas e a consequente obtenção de informações relevantes sobre elas, no intuito de efetuar uma gestão mais eficiente.

Investir em um CRM de vendas é uma ótima estratégia para melhorar os resultados do seu negócio. Nesse sentido, o CRM Zendesk é uma plataforma que será o grande diferencial para que a sua equipe de vendas consiga efetuar a gestão de clientes de modo eficaz, personalizado e ágil.

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