Como motivar os funcionários e reduzir o turnover da equipe de atendimento?

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Saber como motivar os funcionários é uma habilidade fundamental para os líderes, que precisam engajar a equipe em torno de um propósito, buscando a otimização dos resultados, a diminuição do turnover e o aumento da retenção de clientes.

Afinal, o relacionamento com o cliente é determinante na fidelização e os problemas motivacionais prejudicam a empatia. Então, vamos logo abordar as dicas motivacionais que relacionamos para você. Confira!

Conheça os seus colaboradores

Do mesmo modo que ocorre com os clientes, o engajamento depende de um conhecimento prévio sobre o que, de fato, motiva e estimula o comprometimento e o envolvimento. As pessoas funcionam de forma diferente e um bom líder precisa saber identificar particularidades para agir de acordo com cada indivíduo.

Contrate certo

O exercício de liderança é uma via de dois sentidos. Ele começa com a formação de uma equipe com potencial para gerar sinergia. Por isso, o seu critério de contratação deve incluir a definição de um perfil ideal de colaborador e um levantamento criterioso, inclusive, com análises comportamentais prévias, o que, hoje, é facilitado por meio das redes sociais.

Invista em um plano de treinamento

Treinamentos dispersos e sem relação entre eles sempre produzem um efeito positivo, mas ele é muito mais efetivo quando a empresa desenvolve um planejamento, pois ele estabelece uma relação de continuidade entre os eventos realizados.

Além de um conteúdo motivacional, que trabalha diretamente com o estímulo, bons treinamentos práticos, que ajudem o colaborador na realização de suas tarefas, como o de uso de um script de atendimento, também têm um impacto importante na motivação, uma vez que as pessoas se sentem naturalmente estimuladas quando apresentam bons resultados.

Cuide do clima organizacional

Sem um bom ambiente de trabalho, qualquer iniciativa que busque melhorar a motivação proporcionará resultados de pouca duração — talvez de uma semana ou de apenas alguns dias, depois de uma reunião motivacional. Um bom ambiente, ao contrário, é estimulante e muito mais saudável, por isso, também gera impacto na produtividade.

Boa parte da tentativa de melhora de clima depende da aplicação de metodologias específicas, desenvolvidas para alcançar esse objetivo, incluindo dinâmicas e eventos de confraternização entre os colaboradores.

Contudo, o bom ambiente também demanda uma estrutura adequada, incluindo o desenvolvimento de canais de comunicação eficientes e de boas práticas de liderança e de gestão, como a criação de uma cultura de feedbacks.

Monitore e recompense

Considere a motivação da equipe como parte dos recursos fundamentais para o sucesso do negócio. Sendo assim, dedique-se ao acompanhamento do nível de motivação dos colaboradores.

Para levantá-lo, você pode usar indicadores que refletem direta ou indiretamente o nível de comprometimento da equipe, como o cumprimento de prazos. Pesquisas internas de satisfação também são fundamentais.

No entanto, considere que o efeito da aplicação de cada uma dessas dicas será limitado sem uma recompensa. A motivação também depende diretamente do reconhecimento das conquistas individuais e coletivas.

Essas foram as nossas dicas sobre como motivar os funcionários, um dos aspectos mais valorizados por gestores da área de atendimento, que, por implicar um relacionamento direto com o cliente, depende ainda mais do entusiasmo para trazer resultados expressivos.

Por isso, separamos uma postagem complementar para você. Confira o post “Como aumentar a satisfação dos clientes por meio do atendimento? Descubra!”.

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