Como aumentar a satisfação dos clientes por meio do atendimento? Descubra!

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Dedicar-se a aprender sobre como aumentar a satisfação dos clientes é importante porque não há outra forma de fidelizá-lo e atraí-lo de maneira tão certeira quanto essa. Além disso, atualmente o consumidor tem todos os recursos que precisa para falar bem ou mal de sua marca para um número significativo de pessoas.

Ele pode postar reclamações, dar depoimentos, trocar experiências e se engajar de diferentes modos — seja positiva, seja negativamente. Essa realidade torna a satisfação do cliente muito mais impactante do que sempre foi.

Nesse contexto, o atendimento tem o papel fundamental de, além de contribuir para a satisfação, contornar e solucionar problemas e insatisfações. Desse modo, ele reverte situações indesejadas. Conhecendo essa importância, a consequência natural é nos perguntarmos sobre como aumentar a satisfação do consumidor. Nossas dicas seguem abaixo. Confira!

Encontre os pontos fracos

Por melhores que sejam as dicas que possamos relacionar para você, nada se compara a procurar resolver os problemas mais pontuais do seu atendimento. Em outras palavras, o que você precisa saber é o que mais incomoda o cliente. Assim, você pode dar prioridade ao que é mais relevante para ele.

A melhor forma de fazer isso é relacionando reclamações, desenvolvendo pesquisas e estabelecendo indicadores que possam fornecer a informação que você precisa.

Crie soluções melhores

Também é fundamental levantar os principais problemas com os quais os clientes convivem na hora de adquirir os seus produtos ou serviços, seja com sua empresa, seja com a concorrência. Com essa informação, você pode desenvolver soluções cada vez melhores, o que tem impacto direto na satisfação do consumidor.

Inove no atendimento

É comum que a inovação seja entendida como algo revolucionário, implicando em uma grande mudança. No entanto, a área de atendimento é um campo fértil para aplicar inovações que, muitas vezes, são mudanças simples, desde que sejam capazes de ofertar um valor superior para o cliente.

Novas formas de disponibilizar o produto, a oferta de opções de canais de atendimento, estruturação do setor por meio da implantação humanizada de tecnologias como o atendimento online, por exemplo, são pequenos incrementos que podem surtir grande efeito na experiência de compra e uso, melhorando a satisfação.

Agregue tecnologia ao atendimento

A tecnologia tem um papel muito importante na melhora da agilidade e adequação da empresa à realidade presente. Isso exige uma estrutura capaz de garantir personalização, rapidez e eficiência.

O objetivo deve ser o de garantir um atendimento humanizado, mas o primeiro passo para isso é aplicar recursos de automação nos processos de atendimento, de modo a permitir à equipe mais tempo livre. Assim, ela pode se dedicar às questões estratégicas e aos problemas mais complexos vividos pelo cliente.

Invista em treinamentos

Apesar dos grandes avanços tecnológicos, o bom atendimento ainda depende muito das pessoas para ser operada e configurada, por exemplo. Para garantir um bom atendimento, os colaboradores precisam desenvolver suas capacidades de comunicação, argumentação, persuasão e análise, além de um forte sentido de empatia.

Para conseguir isso, é preciso ir além de treinamentos básicos. O ideal é desenvolver um plano capaz de contribuir para a formação de uma cultura na qual o cliente esteja no centro das estratégias do negócio.

Agora que refletimos sobre como aumentar a satisfação dos clientes, vale a pena concluirmos com a observação do que nos parece um dos maiores erros de atendimento, que é o de improvisar na estruturação do setor.

Sem a estrutura ideal de software, hardware e espaço físico, bem como o número ideal de profissionais, que precisam ser talentosos e capacitados, o atendimento de qualidade dificilmente será alcançado. 

Essa não é uma tarefa fácil! Por isso, mantenha seu interesse pela busca constante de conhecimento e informação. Então, curta nossa página no LinkedIn para garantir acesso fácil às nossas publicações.

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